terça-feira, 7 de maio de 2013


Nome: Maiara Souza
Data: 07,05,2013
Família: Ballas
Time: Furação de gênios


Muitas vezes, em nosso dia a dia, temos dúvidas sobre alguma coisa (como instalar o aparelho de DVD, como montar uma estante, como preparar um doce, como fazer para evitar alguma doença etc.), e é nesses momentos que recorremos aos textos instrucionais, textos que nos orientam sobre inúmeras coisas.
O texto abaixo é um exemplo de texto instrucional. Ele nos orienta a fazer um origami – as famosas dobraduras japonesas – em formato de rosto de cachorro. Leia o texto e faça a sua dobradura.
Bons estudos!


Qual a melhor maneira de aprendermos a fazer algo que não sabemos? Obviamente, com alguém nos ensinando. Agora imagine se, a cada vez que comprássemos um aparelho, alguém fosse à nossa casa nos ensinar. E se esquecêssemos alguma etapa do processo? Precisaríamos, de novo, de alguém para nos relembrar. Seria muito complicado, não?
Esse é só um exemplo da funcionalidade e importância dos textos instrucionais em nosso cotidiano. Eles substituem essa “pessoa”, pois nos orienta e ensina no momento em que nós quisermos.

Um dos textos instrucionais mais conhecidos e que tem maior circulação em nosso dia a dia é a receita culinária.
Observe a forma como o texto é estruturado, as partes em que se divide e os objetivos de cada uma dessas partes. Observe, também, a ordem em que os passos devem ser executados para que a receita dê certo. Quem sabe você não se anima e prepara essa receita deliciosa?

É muito bom participar de um jogo ou de uma brincadeira, não é mesmo? Quando participamos pela primeira vez, precisamos conhecer as regras do jogo ou brincadeira, seus objetivos, como jogar, quem vence, quem perde, quantas pessoas podem participar por vez, que instrumentos ou materiais podemos utilizar, entre outras informações relevantes.
O texto abaixo apresenta as regras de uma brincadeira chamada “Taco”, muito comum na região sul do país. Entretanto, crianças de outras regiões (inclusive no Rio de Janeiro) se divertem com brincadeiras parecidas.
Leia o texto procurando identificar: os materiais necessários para a brincadeira, quantos participantes tem a brincadeira, o objetivo da brincadeira, quem vence a brincadeira ou outra informação que você julgar relevante.


Prevenção da Dengue

A prevenção é a única arma contra a doença.
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Dicas para combater o mosquito e os focos de larvas









Nenhum comentário:

Postar um comentário